Panetone: uma história de sabores

Existem várias lendas que tentam contar a história do panetone, mas uma das ideias mais aceitas nos dias de hoje é que essa iguaria surgiu no norte da Itália, mais especificamente na região de Milão. A receita tradicional leva frutas secas como uva passa, laranja e figo. No entanto, hoje em dia, é possível encontrar uma infinidade de sabores de panetone ao percorrer os corredores dos supermercados. No Brasil, recheios como brigadeiro e doce de leite já são comuns entre os panetones.

Já para quem é fã de chocolate, a dica não é apostar não somente no recheio ou cobertura feitos com o ingrediente. Basicamente, a receita de panetone de chocolate é igual a versão original,  com sua sutil diferença na ausência das frutas.

Panetones trufados também fazem parte da lista dos preferidos entre os brasileiros. Mas não poderia ser diferente: tanto o recheio quanto a cobertura com chocolate permitem combinações deliciosas para todos os paladares!

O mais comum é encontrarmos receitas doces de panetone, mas a criatividade dos brasileiros é tão grande que hoje também já temos panetones salgados! A massa dessa opção não é muito diferente: é praticamente a mesma do tradicional, mas sem o açúcar. No recheio, a dica também é variar, usando diferentes tipos de queijos, defumados como linguiça calabresa e presunto, azeitonas e o que mais a sua criatividade permitir!