Além de deliciosas, as frutas secas podem ser consumidas de formas variadas. Além da forma natural, elas acompanham muito bem sobremesas, pratos salgados e saladas.
Dentre os diversos benefícios que as frutas secas têm a oferecer estão os altos níveis de fibras, normalmente as frutas secas contêm mais fibras do que a mesma quantidade de porção das suas versões in natura. As fibras são as melhores amigas do sistema digestivo, contribuindo para um bom funcionamento e garantindo uma maior sensação de saciedade ao ser consumida. Além destes benefícios, elas também ajudam a prevenir a obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Algumas frutas secas, como tâmaras e figos, são excelentes fontes de antioxidantes. Polifenóis vegetais (um dos antioxidantes), por exemplo, são usados no combate às doenças cardíacas, câncer, osteoporose, diabetes e doenças neurodegenerativas.
Como quase toda água é retirada dos frutos secos, os nutrientes presentes são condensados num pequeno volume. Damascos, passas, ameixas e figos, por exemplos, contém grandes quantidades de beta caroteno, vitamina E, ferro, magnésio, potássio e cálcio.
As frutas secas possuem muito pouco ou nenhuma gordura. Contudo, contém um número mais alto de calorias, se tornando uma fonte rápida e natural de energia e uma forma saudável de ganhar peso.